domingo, 30 de junho de 2013

FESTA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO 2013 NA PASSAGEM FUNDA FELIPE GUERRA-RN.

Vereadores(a) Jânio Barra e Joedna Canela hasteando a bandeira do brasil. 

Foi realizada do dia 26 á 29 deste mês de junho na comunidade Rural de Passagem funda com o tema: Senhor tem palavra de vida eterna. (jo 6,68) a tradicional festa de São Pedro,toda festa teve seu inicio na quarta feira 26 com uma carreata de abertura da festa saindo em frente  a capela  de N.S. do Perpétuo Socorro até a Igreja de São Pedro na passagem Funda. Durante o tríduo a capela esteve lotada de fiéis foram momentos de grandes emoções há todos os filhos daquela terra que há anos não  viam aquela tão grande festa acontecer de uma maneira tão participada por católicos da capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como também de Comunidades vizinhas, pois; os quais que coordenavam a frente da festa durante anos anteriores por perdas familiares vinham encontrando dificuldades de pô em praticas suas atividades religiosas que tanto eles praticam com carinho, pois; desta vez como as de outras a família Barra e amigos reencontraram-se firmes na fé e na pratica de sua religião, onde no incentivo e na colaboração e muito esforço do seminarista Luiz Henrique e o Padre Robério da Paróquia de São Sebastião e da Capela do nosso Município que deram toda há assistência, onde foi realizada a belíssima procissão com a imagem de São Pedro   que saiu da residência de Dona Mira no Sítio Brejo em procissão onde todos os fiéis conduziam velas em chamas; da mesma forma aconteceu com a imagem de São Paulo saindo da  residência do Senhor Raimundo Henrique aonde encontraram-se em frente da Capela de São Pedro dando encerramento com a Santa Missa. participaram da festa de encerramento   várias autoridades dentre elas Vereadores(a) Joedna Canela (DEM) e Jânio Barra(PP) .













sexta-feira, 28 de junho de 2013

BANCADA DE SITUAÇÃO REPROVA REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO.

Câmara Municipal de Felipe Guerra-RN.

Um requerimento dos Vereadores(A) Joedna Canela(DEM) Jânio Barra(PP)e Genilson De Felipe(PMDB) solicitando informações de quando o Executivo Felipense pretendia realizar concurso público foi derrubada pela bancada de situação na sessão ordinária desta quinta feira(27) no encerramento do semestre Legislativo que deu-se das 20;00 horas ás 22:00 horas, na sede do Poder Legislativo Palácio Ver. Joel Canela;desta vez, os Vereadores Salomão Gomes(PR)Ronaldo Pascoal(PSD)Pedro Cabral(PMDB)Ubiracy Pascoal(PR)Otoniel Maia(PSD) e Djalma Laurindo(PV) derrubaram o requerimento de número 015/2013 que solicitava informação de quando o Poder Executivo Felipense pretendia promover a criação de novos cargos ou vagas para serem preenchidos via concurso público até o final deste mandato. 

VEREADORES SITUACIONISTAS BLINDAM INFORMAÇÕES DA PREFEITURA FELIPENSE.

Plenário Da Câmara.

Na sessão do Poder Legislativo Felipense no palácio Ver. Joel Canela na noite desta quinta feira (27)última sessão do semestre Legislativo quando entrará em recesso parlamentar até o dia primeiro de agosto seu retorno previsto, a Vereadora Joedna Canela(DEM)mostrou na sua fala no grande expediente a necessidade sobre a importância dos requerimentos e indicações feitas pelos parlamentares á prefeitura Felipense; e lamentou junto com os colegas oposicionistas Jânio Barra(PP) e Genilson De Felipe(PMDB)  a reprovação da indicação de número 044/2013  da sua autoria juntamente como o colega Jânio Barra(PP)  que pedia para que o Prefeito Haroldo Ferreira(PSD)informasse a Câmara dos Vereadores as seguintes informações: quantos servidores compõe o quadro funcional do  Executivo Municipal; relacionar nomes, com estabilidade, com função gratificada, destacar cargos, função e lotação e listar os cargos; com seus respectivos ocupantes, aqueles de provimento comissionado. a Vereadora disse que apesar de reprovado vai continuar lutando para fazer o trabalho dela.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

JORNAL VALE DO APODI FAZ ENTREVISTA ESPECIAL COM A VEREADORA JOEDNA CANELA.

                        

O jornal Vale do Apodi que já é circulado em nossa Região há 07(sete)anos fundado pelo Jornalista Márcio Morais; e que neste mês de junho através do correspondente Especial do nosso Município Erinaldo Silva entrevistou a Vereadora na sua principal coluna conversando com.....,em um bate-papo aonde ela apresenta toda a sua luta inicial na vida pública. confira a entrevista.
Vereadora Joedna Canela (DEM).
Eleita em 2012 com 5,68% dos votos válidos, a Vereadora mais jovem da 35ª zona eleitoral do Rio Grande do Norte, com 22 anos de idade, bisneta e filha de políticos que fizeram história de "Pedra das Abelhas" a Felipe Guerra, única representante da classe feminina no atual Poder Legislativo felipense, Sacha Joedna de Freitas Canela (DEM), em seu 1° mandato, já é apontada pela sociedade, como exemplo de parlamentar naquele município. A 'guerreirinha' como é carinhosamente chamada por todos na cidade, Acadêmica de Direito, Joedna Canela, filha do bel. em Direito Joel Canela de Oliveira Neto (Vereador por 16 anos consecutivos) e bisneta do saudoso Joel Canela de Oliveira (ex-vereador, ex-presidente da Câmara Municipal e então candidato à prefeito daquele município), é uma jovem aguerrida, que vem honrando com brio e dando sequencia a tradição da família Canela na Política de Felipe Guerra, como a parlamentar que mais apresentou e obteve aprovação, de Indicações e Requerimentos, voltados para as mais diversas áreas, naquele Poder Legislativo. Joedna Canela faz oposição com responsabilidade a nova gestão municipal. A Vereadora demonstra um carinho especial, pelas suas comunidades rurais de origem, Santana e Mulungu. Diante do seu notório e positivo início de atuação, nesta edição, é com ela, o nosso quadro "Conversando Com..."
O Vale do Apodi - Joedna Canela, como vem sendo para você esta experiência de ingressar tão jovem na vida pública?

Joedna Canela - Para mim, vem sendo ao mesmo tempo um desafio e um aprendizado, pois esta é uma oportunidade para mim crescer na vida, tanto politicamente quanto como pessoa.Também estou a cada dia podendo mostrar meu valor como cidadã, podendo representar tanto o poder feminino na câmara quanto o poder da juventude, sem deixar de lado as tradições, que para mim são o que faz deste novo pleito algo único e ao mesmo tempo diferente.

O Vale do Apodi - Considerando a sua linhagem familiar, a Política já fazia parte dos seus planos antes de ingressar no último pleito e obter êxito?

Joedna Canela - Bem, é sabido que eu já venho conhecendo o mundo político desde criança, valendo salientar que já vem de berço. Fazendo a faculdade de Direito, eu pude me aproximar mais ainda dos conhecimentos políticos.Porém,chegar a pensar em algum momento em ingressar como representante,eu ainda não pensava. A ideia era que meu pai, ex-vereador Joel Canela, por fazer parte do partido da atual Governadora Rosalba Ciarlini (DEM), como também pela afinidade com o Senador José Agripino (DEM) e os Deputados Betinho Rosado (DEM) e Dr. Leonardo Nogueira (DEM), fizesse a composição da chapa majoritária, já que ele tinha um grande histórico político.Porém, como não foi possível, em uma de nossas conversas, eu levei a ele a ideia de ser candidata a vereadora para dar continuidade a seus trabalhos. No início, bateu um frio na barriga, pois era grande e inquietante o desafio que eu tinha pela frente, mas graças a Deus e a todos que me deram apoio, eu consegui obter êxito, e hoje tento a todo custo trabalhar para, de certa forma, fazer a diferença.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

PODER LEGISLATIVO FELIPENSE APROVA A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA.

Joedna Canela Ao Lado Dos Vereadores Salomão Gomes e Jânio Barra .

Nesta segunda feira 24,na sede do Poder Legislativo Palácio Vereador Joel Canela das 09:00 horas estendendo-se até ao meio dia mais uma sessão ordinária; nas discursões várias temáticas e proposições discutidas, a Vereadora Joedna Canela(DEM) estava ausente e justificou-se; o Presidente Salomão Gomes(PR) fez comunicação aos colegas dos motivos, na ordem do dia conforme a metodologia da Câmara Felipense foram apreciadas os Projetos de leis os de número 004/2013 oriundo do Executivo disponibilizando da lei de diretrizes orçamentaria para o ano de 2014 já apreciado pelas comissões permanentes do Poder Legislativo e com pareceres favoráveis posto em votação foi aprovado pelos Vereadores Presentes. e o Projeto de lei de número 003/2013 de autoria do Vereador Ubiracy Pascoal(PR)  que delimita os limites Urbanos (Bairros) da  nossa cidade e que também posto em votação foi aprovado por unanimidade dos presentes, e a indicação  de número 043/2013 de autoria do Vereador Genilson De Felipe (PMDB) sugerindo ao Executivo que seja enviado ao Poder Legislativo um projeto de lei de cargos carreira e salários dos funcionários da saúde e que posto em votação foi também aprovado por unanimidade dos Edis, já os requerimentos de número 15/2013 de autoria da Vereadora Joedna Canela(DEM) Genilson De Felipe (PMDB) e Jânio Barra(PP) requerendo ao Executivo uma resposta diante da necessidade de um concurso público de quando o Executivo   pretende realizar,.e o requerimento de número 16/2013 de autoria da Vereadora Joedna Canela(DEM) e Jânio Barra(PP) requerendo informações relativas ao quadro de funcionários efetivos e comissionados do Município. quando o Presidente da Câmara entendendo a importância das proposições sugeriu aos colegas em virtude da ausência da Vereadora Joedna e por ser autora junto com os colegas já citados para que fossem votados na próxima sessão no que foi acatado pelos Vereadores.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

INDICAÇÃO É APROVADA PARA AVENIDA “MÃE GONZAGA”.

Vereadora Joedna Canela (DEM) na avenida "mãe Gonzaga ".

A Vereadora Joedna Canela(DEM)  sugeriu ao Prefeito Haroldo Ferreira(PSD)   e ao Secretário Municipal de infraestrutura Céliton De Brito; indicação  já aprovada pelo Poder Legislativo; que seja elaborada um projeto de arborização nos canteiros centrais da Avenida” mãe  Gonzaga” inclusive com árvores nativas, nossa cidade tem todas as condições de ser bem arborizada e esta é uma luta de tempos e necessária; pois, é uma das principais avenidas da cidade, localizada por traz do campo de futebol o “Pascoal” a presente indicação visa atender as constantes reivindicações, sabemos nós que a arborização é um dos principais aspectos de valorização da paisagem urbana e do equilíbrio ambiental, além de contribuir para a conservação do solo; dos recursos hídricos, na melhoria da qualidade do ar e na conservação da biodiversidade,a Vereadora Joedna esteve fazendo uma visita aos moradores da avenida e constatou que esta é uma obra que está na vontade popular; e que visualizou no local a existência de muito mato nos canteiros e entulhos, causando desconforto e transtornos.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

PODER LEGISLATIVO PRESTA HOMENAGEM PÓSTUMA AO EX-VEREADOR CHICO DE JOCA.

Despedida do Poder Legislativo.

Câmara de Vereadores de Felipe Guerra, sob a Presidência do Edil  Salomão Gomes(PR) ás 15:00 horas de hoje;prestou uma bonita homenagem ao Ex-Vereador Francisco Ferreira Do Rosário (Chico De Joca) o Ex-Vereador e agricultor, Chico De Joca,87 anos estava internado há 08(oito) dias,no Hospital Tarcísio Maia em Mossoró vítima de um acidente doméstico, tinha residência no Sítio Poço De Tilon divisa dos Municípios de Apodi e Felipe Guerra, além dos atuais Vereadores(A) Joedna Canela(DEM),Ubiracy Pascoal(PR),Pedro Cabral(PMDB),Jânio Barra(PP),Genilson De Felipe(PMDB),Ronaldo Pascoal(PSD),estiveram presentes os Ex-Vereadores Joel Canela, Luiz Agnaldo e Railton Pascoal; e muitos amigos e familiares; na sessão solene usaram a tribuna o Prefeito Haroldo Ferreira(PSD) que externou as sua condolências a família como comunicava luto oficial no Município por três dias na cidade, os Vereadores Ubiracy Pascoal e Salomão Gomes como também o Ex-Vereador e Secretário Municipal Luiz Agnaldo e um familiar que usaram da tribuna enalteceram a figura simples e honesta do Ex-Vereador Felipense. que deixou um vasto círculo de amigos e uma extensa folha de serviços prestados; seu Chico De Joca assim como todos o denominavam carinhosamente era bastante popular e, sem dúvida, deixa uma lacuna era um Ex-Vereador que sempre estava fazendo visita ao Poder Legislativo Felipense e gozava do respeito de todos(A), ocupou a Vereança do ano de 1964 até o ano de 1975 e participou das eleições do ano de 1976 como candidato a Prefeito não conseguindo a vitória nas urnas. a solenidade foi encerrada com uma celebração religiosa da Igreja católica.o sepultamento foi no cemitério público da cidade do Apodi, que Deus conforte a família de seu Chico ,que lhes conceda as forças necessárias para suportar essa perda.


Plenário do Poder Legislativo.


Joedna Canela ao lado de familiares.





quarta-feira, 12 de junho de 2013

ECONOMIZE ÁGUA CADA GOTA FAZ A DIFERENÇA.

Vereadora Joedna Canela Ao Lado Dos Secretários Municipais. 

Nesta quarta feira 12;  das nove horas ao meio dia, no ginásio poliesportivo Genilson Almeida na cidade alta deste Município de Felipe Guerra-RN; dentro da programação da semana do meio ambiente esteve participando da palestra  a Vereadora Joedna Canela (DEM) juntamente com os secretários Municipais da Agricultura Fernando Morais e do Gabinete civil Luiz Agnaldo da coordenadora dos recursos hídricos do Município Willa Gurgel, Professores e demais serventuários Municipais como também alunos da rede Estadual de ensino.
Auditório Da Palestra.

Uma palestra proferida pelas educadoras ambientais da CAERN (companhia de água e de esgotos do Rio Grande Do Norte)as Senhoras Roberta e Marineide; fazendo uma exposição da importância da água doce para os seres humanos e como seu principal uso, dissecando sobre o funcionamento e manutenção; mostrando a serventia na irrigação da agricultura(produção de alimentos para os seres humanos) o uso da água na produção industrial de bens materiais industrializados e etc. é importante salientar que é de fundamental importância que o ser humano busque formas de usar a água para que não falte no futuro como sabemos é um grande desafio,  no dia de hoje outros temas dentro da semana do meio ambiente estão acontecendo em nosso Município.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

SEMANA DO MEIO AMBIENTE DE FELIPE GUERRA-RN.

Vereadora Joedna Canela Ao Lado Do Nosso Rio Apodi-Mossoró .

Nesta segunda feira 10  não foi  realizado a sessão Legislativa no palácio Ver. Joel Canela sede do Poder Legislativo; logo no inicio dos trabalhos o Vereador Líder do Prefeito na Câmara Ubiracy Pascoal(PR) requereu verbalmente ao Presidente Salomão Gomes(PR)que fizer-se uma consulta aos colegas para se fazerem presentes na abertura da semana do meio ambiente no Município e posto em votação a maioria atendeu ao pedido do nobre Edíl.
Caripina Felipe Guerra-RN.

Nesta segunda entrava em pauta várias proposições dos Vereadores dentre elas o requerimento que pede urgência para um novo concurso público em Felipe Guerra mas diante do adiamento é aguardado as votações na próxima sessão, e logo em seguida no ginásio de esportes Genilson almeida aonde os vereadores foram convidados foi realizado a abertura oficial da semana do meio ambiente idealizado pelo IDEMA (instituto de desenvolvimento sustentável e meio ambiente do Rio Grande do norte) e as secretarias municipais de agricultura, secretaria de turismo, secretaria de educação, secretaria de saúde e de assistência municipal. a vereadora Joedna Canela (DEM) esteve participando da abertura a convite da secretaria de agricultura e meio ambiente. E reforçada pelo Líder Vereador, e que como representante do povo tinha a parabenizar a iniciativa do Poder Executivo Felipense; pois, na palestra presenciou a importância quando a Médica Veterinária  mostrava a importância da conscientização da população sobre os temas ambientais e de como podemos desenvolver uma consciência ambiental que é fundamental para o futuro do nosso planeta; valendo salientar que nesta terça tem continuação as palestras em nosso Município.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

PRAÇA DE EVENTOS RELIGIOSOS É APROVADA NO PODER LEGISLATIVO DE FELIPE GUERRA-RN.

Vereadora Joedna Canela (DEM).

Nesta segunda feira 03 de junho no Palácio Ver. Joel Canela sede do Poder Legislativo mais uma sessão ordinária tendo iniciado os trabalhos ás 09:00 horas estendendo-se até ás 11:00 horas, conforme a metodologia do Poder no pequeno expediente várias matérias em pauta dentre elas  a indicação de número 39/2013 da Vereadora Joedna Canela(DEM) sugerindo ao Prefeito Municipal Haroldo Ferreira(PSD) a conclusão da pavimentação do conjunto Chiquinha Leite. e os requerimentos o de número 15/2013 requerendo ao Executivo Municipal informações de quando o Poder Executivo pretende promover a criação de novos cargos ou vagas para serem preenchidos via concurso público até o final deste mandato, e o requerimento de número 16/2013 requerendo ao executivo informações relativas ao quadro de funcionários do executivo Municipal para dirimir dúvidas e esclarecer  a casa do povo e a população Felipense dos seus serventuários.
Vereador Jânio Barra (PP).

Requerimentos da autoria dos Vereadores(A) Joedna Canela(DEM) Jânio Barra (PP) e Genilson De Felipe(PMDB), na ordem do dia conforme os trabalhos regimentais foi colocado em pauta matéria lida e discutida pelos Vereadores na sessão próxima passada da Vereadora Joedna Canela sugerindo ao Executivo Municipal a construção de uma praça pública de eventos religiosos (praça da bíblia) quando irá proporcionar a todos os seguimentos eclesiásticos os seus encontros, e colocado  em votação foi aprovado pelos Vereadores presentes por unanimidade. no grande expediente a Vereadora Joedna Canela(DEM) agradeceu aos colegas pela aprovação da sua indicação.
Vereador Ubiracy Pascoal (PR).

Como também as considerações feitas pelo colega Vereador líder do Prefeito no Poder Legislativo  Ubiracy pascoal(PR) ao assunto externado pela Vereadora na última sessão próxima passada diante de reivindicação  dos garis sobre as suas insalubridades ,quando o líder externou sobre o exercício do trabalho em condições insalubres acima dos limites de tolerância. 
Vereador Genilson De Felipe (PMDB).

E ainda a Vereadora fez elogios há proposição do Vereador Genilson De Felipe quando entrou com uma proposição sobre o plano de cargos de carreira e salários dos servidores da saúde do Município para uma apreciação nesta casa, e contava com uma análise dos colegas com relação aos requerimentos em pauta para a próxima sessão, aonde; mereciam a nossa aprovação diante do quadro de funcionários Municipais um novo concurso público em nosso Município.